WeCreativez WhatsApp Support
Estou aqui para te ajudar. Qual sua dúvida?
Olá! Como posso ajudar?

Detalhes dos Tratamentos

Cirurgias Bucais

Ícone cirurgias bucais Dr Rodrigo Rodrigues Cirurgião Bucomaxilofacial

Os Tratamentos Bucais feitos com Cirurgia compreendem todos os procedimentos cirúrgicos que são realizados a nível ambulatorial. Só para exemplificar, os mais comuns são as cirurgias de Dentes Inclusos (como os Terceiros Molares/Dente Siso), Cirurgias Pré-Protéticas, Frenectomias e Tracionamentos Dentários.

Com o intuito de informar, um Dente Incluso é aquele que não conseguiu “erupcionar” na arcada dentária dentro do tempo esperado. Assim sendo, ele se torna incluso devido a diversos aspectos, bem como as suas principais indicações de extração são ortodônticas ou presença de dor e/ou infecções.

Biópsias e Doenças da Boca

Ícone Biópsias e Doeças da Boca Dr Rodrigo Rodrigues Cirurgião Bucomaxilofacial

Muitas doenças podem ocorrer na mucosa bucal, lábios e língua, desse modo as lesões podem aparecer de muitas formas como nódulos e úlceras semelhantes a aftas, por isso podendo ser dolorosas ou não e ainda decorrentes de condições clínicas sistêmicas.

A biópsia de uma doença bucal é um meio confiável e de fácil execução, dessa forma contribui para o diagnóstico definitivo da grande maioria das lesões bucais, ao passo que os riscos de realizá-la são mínimos e superam, em muito, as consequências de um diagnóstico errôneo e inadequado.

O diagnóstico é fundamental para podermos instituir os tratamentos bucais adequados, de tal forma que podem ser a própria biópsia ou mesmo necessitar de tratamentos específicos, isto é, através do uso de medicamentos ou até mesmo indicação de tratamento multidisciplinar com médicos qualificados.

Cirurgia Ortognática

Ícone cirurgia ortognática Dr Rodrigo Rodrigues Cirurgião Bucomaxilofacial

É muito comum alguns pacientes utilizarem aparelho dentário por muitos anos para correção da mordida. No entanto, existem casos complexos em que não é possível realizar o tratamento somente da forma convencional. Assim sendo, como tratamento bucal para esses casos, a Cirurgia Ortognática é o procedimento cirúrgico que visa corrigir o desenvolvimento ósseo alterado em pacientes adultos.

Eventualmente, as principais características dos pacientes com deformidades dentofaciais são: Prognatismo Mandibular (queixo grande); Sorriso Gengival (muita exposição de gengiva durante o sorriso); Retrognatismo Mandibular (queixo pequeno); Hipoplasia Maxilar (rosto fundo); Assimetrias Faciais (rosto torto), assim como a Mordida Alterada (os dentes não conseguem encaixar).

Os tratamentos bucais para esses casos são baseados em propor ao paciente uma melhora estético-funcional, através de um planejamento completamente digital 3D, assim como a comunicação entre Cirurgião Bucomaxilofacial e Ortodontista habilitados e com experiência no diagnóstico, planejamento e tratamento integrados.

Implantes Dentários

Ícone Implantes Dr Rodrigo Rodrigues Cirurgião Bucomaxilofacial

Os tratamentos bucais com Implantes Dentários são uma realidade. Além de representar a melhor forma de reabilitação oral a longo prazo, estes são realizados em duas etapas: a primeira é uma fase cirúrgica, momento no qual é instalado o implante propriamente dito (o qual funciona como uma raiz artificial), sendo a segunda, protética, momento em que os dentes são confeccionados.

As cirurgias de Implantes Dentários são realizadas com alto grau de tecnologia sendo planejadas e executadas através de computador e planejamentos 3D.

As principais vantagens na realização dos tratamentos com implantes são: a capacidade estética; durabilidade a longo prazo; preservação de dentes naturais já existentes; preservação da estrutura óssea remanescente; manutenção de um bom hálito devido a maior capacidade de higienização; manutenção da qualidade de alimentação ocasionada pelo maior conforto durante a mastigação. Ademais, permite uma maior segurança durante a fala e o retorno do paciente ao convívio social.

Cistos e Tumores

Ícone Cistos e Tumores Dr Rodrigo Rodrigues Cirurgião Bucomaxilofacial

Os ossos maxilares podem formar cistos e tumores de origem odontogênica que necessitam de diagnóstico prévio para posterior instituição do tratamento.

Assim sendo, tais lesões são descobertas em exames de rotina, como por exemplo, durante avaliação de radiografias no início de tratamentos bucais ortodônticos. Mas não apenas nesses, como também em casos de diagnóstico tardio. Dessa maneira, certamente causa deformidades faciais em que os tratamentos são mais complexos, necessitando muitas vezes de reconstruções ósseas.

Eventualmente, uma das maiores associações com a formação dos Cistos e Tumores de origem odontogênicas são a presença dos terceiros molares inclusos (dentes sisos).

Reconstruções Ósseas dos Maxilares

Ícone Reconstruções Ósseas dos Maxilares Dr Rodrigo Rodrigues Cirurgião Bucomaxilofacial

Pacientes que possuem ausências dentárias devido a perdas ao longo da vida por motivos de doença periodontal (problemas gengivais), mutilações decorrentes de traumas pregressos ou tratamentos de lesões tumorais, podem necessitar de Reconstruções Ósseas para reabilitação estético-funcional, principalmente quando se pensa em instalação de implantes dentários.

Várias são as técnicas e alternativas que podemos lançar mão para reconstruir faces mutiladas, porquanto que as cirurgias, quando simples, são realizadas com anestesia local em ambiente ambulatorial.

Assim sendo, em casos de cirurgias de longa duração, pode-se indicar os tratamentos cirúrgicos para serem realizados com bastante segurança em ambiente hospitalar, sob anestesia geral, oferecendo maior conforto no trans e pós-operatório.

Tratamento da Apnéia do Sono

Ícone Tratamento Distúrbios do Sono Dr Rodrigo Rodrigues Cirurgião Bucomaxilofacial

A Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono (SAOS) é uma doença incapacitante associada a altos índice de morbidade, sobretudo em pacientes obesos que apresentam episódios de ronco noturno.

Os principais sinais e sintomas da SAOS são: o sono não reparador e agitado; sonolência diurna; cefaleia (dor de cabeça) e distúrbios comportamentais. Dessa forma, o diagnóstico é feito baseado nos achados clínicos e no exame de polissonografia.

O tratamento desta condição varia de acordo com a gravidade e com a identificação/eliminação de possíveis agentes etiológicos. Nesse sentido, os casos de Apnéia leve e moderada são tratados de forma conservadora, com o auxílio de aparelhos bucais e/ou CPAP.

Por consequência, os casos mais graves ou de pacientes que não respondem bem à utilização dos mecanismos conservadores, podem ser candidatos à Cirurgia Ortognática. Só para ilustrar, esta ocupa lugar de destaque, tanto pela efetividade a longo prazo quanto pela previsibilidade.

Distúrbios da ATM

Ícone Distúrbios da Articulação Temporomandibular ATM Dr Rodrigo Rodrigues Cirurgião Bucomaxilofacial

Os Distúrbios da Articulação Temporomandibular possuem causas multifatoriais. Por exemplo acidentes, quedas nas quais a mandíbula ou o rosto foram lesionados, estresse, tensão muscular e até mesmo a postura podem influenciar em seu desenvolvimento.

Ademais, existem outras condições que contribuem para o transtorno: casos de predisposição genética; hábitos como roer unhas ou mascar chicletes constantemente; e o bruxismo (quando a pessoa range os dentes durante o sono).

Portanto, as formas de tratamentos são indicadas de acordo com os fatores etiológicos (causas), aonde devemos, em princípio, realizar tratamentos conservadores. Ou seja, com dispositivos bucais, medicações e mudanças de hábitos, posto que os casos mais severos e os que não respondem aos tratamentos conservadores estão indicados os procedimentos cirúrgicos.

Fissurados

Ícone Fissurados Dr Rodrigo Rodrigues Cirurgião Bucomaxilofacial

Atualmente o tratamento considerado mais abrangente para os Fissurados é realizado de maneira multidisciplinar. Por conseguinte, esta visa uma maior eficiência na reabilitação morfológica, funcional e psicossocial desses pacientes.

Embora varie a severidade das fissuras e anomalias orofaciais, o tratamento multidisciplinar é sempre necessário para a reabilitação.

Assim sendo, a equipe multidisciplinar deve ser composta por profissionais de várias áreas da saúde: Assistentes Sociais; Geneticista; Pediatras; Cirurgiões Plásticos; Fonoaudiólogos; Psicólogos; Nutricionistas e Cirurgião Bucomaxilofacial.

Em primeiro lugar, o tratamento de pacientes lábio e/ou palato fissurados, deve ser instituído logo após o nascimento, visando um tratamento global na reabilitação morfológica, funcional e psicossocial.

Logo depois, o tratamento deverá ser iniciado com cirurgias reparadoras do lábio, denominadas de queiloplastia e palatoplastia. Por fim, estes pacientes serão acompanhados durante todo o seu crescimento, quando receberão uma assistência interdisciplinar.

Nesse ínterim, as cirurgias secundárias de lábio e/ou palato, alongamento de columela, ou mesmo faringoplastia devem ser realizadas em fase mais tardia.

Fratura dos Ossos da Face

Ícone Fratura dos Ossos da Face Dr Rodrigo Rodrigues Cirurgião Bucomaxilofacial

Os pacientes vítimas de traumas de face provenientes de acidentes automobilísticos, ferimentos por arma de fogo, violência interpessoal, quedas da própria altura e outros acidentes que causem fraturas na face, devem ser diagnosticados e tratados adequadamente por um especialista, o Cirurgião Bucomaxilofacial.

Em princípio, os diagnósticos devem ser conduzidos baseados nas avaliações clínicas e exames de imagem como as tomografias computadorizadas, em virtude de que se possa indicar os tratamentos adequados.

Nesse sentido, vale ressaltar que as correções das fraturas faciais devem ser realizadas o mais breve possível, uma vez que o paciente pode vir a ficar com sequelas nos casos de tratamentos tardios.

Scroll Up